Breaking News

Campo forte, campo Feliz: Prefeitura de Alagoinhas distribui sementes para produtores rurais

A Prefeitura de Alagoinhas iniciou, neste domingo, 06, a entrega de sementes de milho, feijão e amendoim a produtores rurais de comunidades do Espinho e do Cangula. A ação faz parte do programa Campo Forte, Campo Feliz, que incentiva e apoia a agricultura familiar e os pequenos produtores rurais do município, instituído pela lei nº 2.607 de 2022.


Neste primeiro dia de distribuição, 18 comunidades rurais foram beneficiadas, recebendo suporte para a produção agrícola local e para o fortalecimento das famílias que dependem da agricultura para sua subsistência. Os agricultores receberam sementes de alta qualidade para o plantio em suas propriedades, contribuindo para a melhoria da produtividade e da segurança alimentar. 


A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA) organizou o calendário anual de distribuição de sementes e, nos próximos dias, todas as 54 associações de produtores rurais do município serão contempladas, atendendo a um total de 350 agricultores.


O diretor de Desenvolvimento Rural da SDRA, Jessé Bico de Pena, explica que a definição da quantidade de sementes distribuída a cada comunidade foi feita com base no tamanho dos imóveis registrado no cadastro de agricultor familiar. “Em média, vamos entregar 1,5kg de feijão, 1,5kg de milho e 1,0kg de amendoim, o que é suficiente para plantar mais de duas tarefas de terra. Com esse implemento, a expectativa é que seja gerado um aumento de mais 40% da produção”, aponta Jessé.


Uma das agricultoras beneficiadas é Maura Rocha, coordenadora do assentamento Oziel Alves, que fica na região do Espinho. Como pequena produtora. Ela considera o recebimento das sementes uma grande ajuda, que fará diferença na produção da próxima safra. “É um incentivo muito grande para nós. O dinheiro que nós iríamos investir na compra das sementes, já podemos usar para adquirir outra coisa, comprar algo para casa. A gente economiza muito e isso é uma bênção”, afirma Maura.


Junto com a esposa e dois filhos, Josenilson Santos cultiva milho, aipim, mandioca e feijão. Ele prevê que, com os insumos recebidos, terá uma renda maior no próximo ano. “Como agricultores, temos vários desafios e precisamos de apoio. Para nós, essa é uma ajuda muito boa. Com as sementes para fazer o plantio e não teremos esse gasto. É um projeto muito bom, que vai ajudar muito a agricultura familiar. Vamos plantar mais e, com isso, nós vamos ter uma colheita melhor”, diz.


O prefeito Gustavo Carmo reafirmou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do setor agrícola e com o bem-estar das famílias rurais, garantindo que os produtores tenham o apoio necessário para a produção e cultivo de suas lavouras. “Esse é o início de uma política de apoio ao pequeno produtor, ao agricultor familiar de Alagoinhas. Entendemos que quando fortalecemos o campo, quando damos condições de trabalho e produção, estamos levando dignidade, sustento e trabalho para a família da zona rural”, declara.


“Essa ação tão importante, certamente, vai melhorar a condição de trabalho dos agricultores. O trabalho da SDRA é fazer com que o produtor se sinta acolhido, amparado. Estamos preparando diversas ações, com parcerias fortes e assessoria técnica, para ajudá-lo a ter uma boa colheita e o melhor lucro possível”, diz o secretário Djalma Santos, titular da SDRA.





Fonte e Fotos Secom prefeitura de Alagoinhas 


Nenhum comentário