Secretário de Segurança detalha operação policial que terminou com 12 mortes na Fazenda Coutos
Por Hugo Leite / Gabriel Lopes
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, detalhou na manhã desta quarta-feira (5) a operação policial que terminou com 12 pessoas mortas no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador. A localidade registrou um confronto armado entre os militares e suspeitos de integrarem facções criminosas nesta terça (4).
Em entrevista concedida a jornalistas no camarote da Polícia Militar (PM-BA), no Circuito Barra-Ondina, o titular da SSP-BA informou que a pasta montou uma operação com as forças policiais após receber denúncias de uma invasão de uma facção em desfavor de outra no local.
"Há dois dias recebemos informações de um bonde, de uma invasão de uma facção em desfavor de outra facção na localidade de Fazenda Coutos. Imediatamente, como a gente faz em todos os casos dessa natureza, até mesmo por ser uma região onde a população reportava violência em razão dessa disputa e violência em desfavor deles mesmo inclusive com a retirada de cidadãos que moram, moradores de suas residências com violência, começou-se um trabalho de inteligência para poder verificar aquela denúncia que nos chegou e preparar uma operação policial para averiguar aquela denúncia que se desencadeou na data de ontem", disse.
Werner também destacou o número de armamentos apreendidos na ação e indicou que os militares foram recebidos a tiros ao entrar no bairro. "A partir das informações que foram colhidas, a for de segurança, em especial a Polícia Militar, se deslocou até o local para verificar o que havia sido reportado. Inclusive, na noite anterior, através de vídeos, foi reportado integrantes de facção fazendo exposição de armas de fogo de grosso calibre e informando a veracidade daquela informação que tínhamos recebido anteriormente", afirmou.
"A partir daí, quando a equipe policial chegou até a localidade, foi recebida a tiros e houve uma sequência de confrontos que culminou ao final na morte de 12 elementos que estavam armados, elementos que tinham, inclusive, invadido horas antes, nos dias anteriores aquela localidade portando armas de grosso calibre. Foram 12 armas apreendidas com esses meliantes, submetralhadoras, pistolas, carregadores, revólveres, balaclavas, rádios de telecomunicação, drogas, balanços de precisão", acrescentou.
Após o caso, o comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho, indicou que a presença da polícia será intensificada no bairro e afirmou que a operação realizada foi impostergável".
"Não continua só em Coutos, em qualquer local que a gente entenda que o estado precisa estar presente, faremos. A definição técnica do ocorrido é insurgência criminal, um grupo que tenta apoderar-se de um território e o estado foi chamado para intervir em virtude, sobretudo, da extrema violência que eles estavam lá, expulsando moradores de suas casas e mantendo reféns", disse.
Foto: Ednei Dantas / PM-BA
Fonte Bahia Noticias
Nenhum comentário