Breaking News

Jornada Pedagógica reflete sobre desafios e importância da Educação de Jovens e Adultos


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi tema especial de uma das oficinas de formação da Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O encontro ocorreu na noite dessa quinta-feira, 27, e reuniu gestores, coordenadores e professores da EJA da rede municipal de Alagoinhas.


A roda de diálogos contou com a participação das palestrantes Joélia Reis e Zenaide Santos, professoras que têm uma história de dedicação a esta modalidade de educação. Para finalizar, o escritor e pesquisador Pedro Marcelino levou aos participantes uma experiência imersiva nas memórias e história da cidade.


“Nós compreendemos os desafios dessa etapa do ensino, e o objetivo da oficina foi, junto aos professores que, com muita dedicação e sensibilidade, fazem essa educação acontecer, reafirmar nosso compromisso com cada jovem, adulto e idoso que busca, na escola, um recomeço e novas possibilidades”, explica a secretária de Educação Rita Bastos, que atribui à EJA a capacidade de oferecer oportunidades, resgate de história e construção do futuro dos estudantes. 


“A EJA constitui um espaço de acolhimento e transformação. Nunca é tarde para aprender e para que a educação mude vidas. Fortalecemos esse compromisso, abrindo novos caminhos para os estudantes de Alagoinhas”, diz Rita.


Depois de quase 20 anos atuando na EJA, a professora e socióloga Joélia Reis tem uma relação afetiva com o tema. Ela considera necessário que haja um olhar diferenciado ao aluno, de modo que tanto o currículo quanto a abordagem dos professores estejam de acordo com os seus anseios e necessidades, inclusive com aquelas relacionadas à sua inserção no mercado de trabalho. 


“O aluno da Educação de Jovens e Adultos tem um perfil diferenciado. As políticas públicas precisam atender a essas necessidades específicas e o professor deve buscar estudar e se atualizar. Fiquei muito feliz com essa formação, em ver a EJA voltar a ter visibilidade como uma modalidade de ensino que deve ser tratada com equidade”, declara Joélia.


Com o tema “Alagodé: Educação Nascente dos Tons, Saberes, Sabores e Fazeres das Gentes!”, a Jornada Pedagógica, que compõe o calendário da Seduc, é a prévia do calendário letivo. Todos os profissionais das áreas administrativas, técnicas e pedagógicas participam de momentos de interação e formação intelectual.

Fontes Secom prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário