Breaking News

Jornada Pedagógica 2025 aborda educação, cultura e pertencimento

 


A Jornada Pedagógica marca o começo do ano para nós que fazemos a Educação. Aqui vamos tirar dúvidas, conhecer as metas, discutir o calendário pedagógico, rever os colegas e confraternizar também. Pela temática, percebo que em 2025 trabalharemos as questões culturais de nossa cidade dentro da sala de aula, e vejo isso como algo maravilhoso, porque temos uma cultura rica em nossa cidade e que deve ser trabalhada com nossos alunos”, enfatiza Márcia Maria Conceição Nascimento, professora da Rede Municipal de Educação de Alagoinhas há 20 anos.


Márcia está entre os participantes da Jornada Pedagógica, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que acontece até o próximo dia 28 de fevereiro e reúne todos os profissionais que compõem a Rede Municipal de Ensino. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira, 26, no Maria Flor Espaço & Eventos, e contou com as presenças do prefeito Gustavo Carmo; do vice-prefeito Luciano Sérgio; da secretária da pasta, Rita de Cássia Bastos de Carvalho, e demais representantes da área educacional. Para brindar a plateia, o professor e escritor Jean Wyllys ministrou a conferência de abertura “A Nossa Terra na Gente” e falou sobre suas vivências, incluindo muitas lembranças da vida em Alagoinhas.


Com o tema “Alagodé: Educação Nascente dos Tons, Saberes, Sabores e Fazeres das Gentes!”, a Jornada Pedagógica, que compõe o calendário da Seduc, é a prévia do calendário letivo. Todos os profissionais (administrativos, técnicos e pedagógicos) participam de momentos de interação e formação intelectual, por meio de oficinas.


“Vejo nesta Jornada Pedagógica muitos rostos conhecidos, que fazem parte das nossas vidas, do nosso cotidiano, da nossa Alagoinhas. Isso me enche de energia e força de vontade. Essa união de todos que fazem a Seduc renova as nossas esperanças e fortalece a consciência de que podemos, sim, fazer de 2025 um grande ano para a nossa educação”, afirma o prefeito Gustavo Carmo, no discurso de abertura do evento.


Gustavo também destacou a escolha do tema da Jornada. “Vejo o ‘Alagodé: Educação Nascente dos Tons, Saberes, Sabores e Fazeres das Gentes’ como um tema que traz equidade, inclusão e um resgate importantíssimo para a nossa cidade, através da recuperação da nossa autoestima. Vamos valorizar isso, puxar para nós a responsabilidade de sermos alagoinhenses e nos orgulharmos disso”, destaca.


Em seu discurso, o gestor municipal também fez questão de a bordar a importância de se construir um trabalho voltado ao desenvolvimento da Seduc como um todo, tanto no quesito estrutural quanto pedagógico.


“Que possamos entender o tamanho da nossa responsabilidade e a necessidade que temos de defender os interesses da nossa cidade, principalmente, no tocante à educação. Discutimos aquilo que queremos desenvolver no nosso município para os próximos quatro anos e, com muitos desafios, vamos enfrentar o passivo de vagas de creche que existe em Alagoinhas, bem como a necessidade de termos mais vagas de tempo integral. E fico feliz que já ampliamos em mais de 50% a oferta de vagas de tempo integral para este ano de 2025. Estamos avançando e teremos muitas entregas programadas e planejadas, além de planos de requalificação das nossas escolas”, informa Gustavo.


Trazendo um discurso afetuoso, o vice-prefeito Luciano Sérgio convocou os profissionais da Educação a sempre pensarem no papel que desempenham na modificação da vida de crianças, jovens e adultos. “O amor é compreender aquilo que precisamos fazer para ter uma sociedade melhor. Esperamos que a Jornada Pedagógica seja carregada desses símbolos e de boas energias. Estamos prontos para construir uma educação melhor para Alagoinhas, sendo um referencial para a Bahia e para o Brasil. Vamos juntos construir esse novo momento da Rede Municipal de Educação”, ressalta.


Responsável pelos trabalhos na Seduc, a secretária Rita Bastos convocou todos os servidores a refletirem sobre o papel que querem desempenhar na construção de uma escola que contribua para a formação cidadã. “Estamos aqui para participar, sugerir e debater ideias que nos permitirão fazer uma reflexão muito mais cuidadosa, no sentido de que possamos garantir que as nossas escolas sejam verdadeiros espaços educativos e de convivência harmônica. Que possamos sair da Jornada Pedagógica com o espírito renovado e com direcionamentos importantes para melhorarmos a qualidade das nossas escolas”.



Fonte e fotos Secom prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário