Breaking News

Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas realiza triagem para cirurgias eletivas

A Prefeitura de Alagoinhas promoveu, nesta segunda-feira, 24, mais um dia de triagens para cirurgias eletivas. A ação ocorreu no Hospital Materno-Infantil (HMIA), onde mulheres de 18 a 60 anos foram avaliadas clinicamente e por meio de exames laboratoriais, de imagem e eletrocardiograma. As pacientes triadas passarão por procedimentos de laqueadura, histerectomia, miomectomia, ooforectomia, perineoplastia e hérnias.


De acordo com Larissa Paiva, diretora operacional do HMIA, a triagem é uma avaliação pré-operatória com profissionais de enfermagem e com médico cirurgião-geral, que contribui para que a cirurgia seja de baixíssimo risco. O objetivo é promover a segurança do paciente e melhorar o desempenho da equipe médica. Quando o paciente é considerado dentro do perfil proposto pelo hospital e está apto para o procedimento, tem a cirurgia agendada.


A partir de agora, a equipe do HMIA realizará triagem para cirurgias sempre nos dias de segunda-feira, no turno da tarde. Larissa explica que, para passar pelo ambulatório de triagem, o paciente deve ser atendido por uma Unidade Básica de Saúde e encaminhado pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde do seu município. 


A professora Marivalda Cerqueira, 51, foi uma das mulheres atendidas na triagem. Ela, que tem a indicação de fazer uma miomectomia, estava há quatro meses tentando passar pela cirurgia em outra cidade. Agora, seguirá com o acompanhamento no Hospital Materno-Infantil. “Minha irmã já foi operada aqui e foi tudo muito rápido. Eu estou achando muito tranquilo, já fiz a primeira avaliação com o cirurgião, que me pediu novos exames. Hoje, trouxe o que ele pediu e espero que dê tudo certo”, contou.


A previsão do HMIA é que as próximas triagens também sejam atendidos pacientes para cirurgias pediátricas.

Fonte e foto Secom prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário