Campanha “Fevereiro Roxo” reforça a conscientização sobre Fibromialgia e Lúpus
A gerente da Policlínica, Laize Costa, explica que mais de 300 pacientes são atendidos pelos programas, que permanecem abertos para receber novos participantes. “Os pacientes têm atendimento com médico reumatologista periodicamente e já saem da consulta com o retorno e os exames necessários agendados. Também damos o suporte que eles precisam em outras áreas da saúde, como o acompanhamento em psicologia, nutrição e com a oferta de práticas integrativas, a exemplo de procedimentos de acupuntura, aplicação de ventosas e laser. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, já que os fatores emocionais influenciam muito no quadro clínico”, detalha Laize.
A vendedora Josileide da Silva, 53, não sabia nada sobre fibromialgia até receber o seu diagnóstico. Foi então que ela procurou ajuda e já há três anos é atendida pelo programa da rede municipal de saúde de Alagoinhas. “Para mim, tem sido ótimo! Antes eu não tinha acompanhamento médico. Aqui, além da atenção de médico, psicólogo e nutricionista, nós temos os relatórios de saúde e a carteirinha de identificação do programa, que nos ajuda a garantir nossos direitos como pessoas com fibromialgia. Isso faz bastante diferença”, reconhece.
Já o paciente Nivalson Oliveira, 44, começou recentemente a receber os cuidados do Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Fibromialgia. Depois de sofrer com dores durante anos, foi na Policlínica que ele obteve o diagnóstico e iniciou o tratamento. “Essa é uma doença que parece ser invisível. Além das dores por todo o corpo, temos dificuldade para dormir, confusão mental etc. Esse programa foi uma nova possibilidade pra mim. Eu me sinto muito melhor”, afirma o paciente.
As ações do Fevereiro Roxo seguirão durante todo o mês. Ao final, haverá a culminância da campanha, numa parceria da equipe da Secretaria Municipal de Saúde com a vereadora Juci Cardoso, autora do projeto de lei que deu origem ao programa de cuidados em fibromialgia desenvolvido pela Prefeitura de Alagoinhas.
*Iniciativa premiada*
Em abril de 2024, o Programa Municipal de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, da Prefeitura de Alagoinhas, foi apresentado na Mostra COSEMS Bahia e eleito o melhor do Estado.
Mais uma vez destaque na Bahia, no último mês de novembro, o programa recebeu o Prêmio Irmã Dulce, que condecora as melhores experiências desenvolvidas por profissionais de saúde dos municípios baianos.
Fonte e foto Secom prefeitura de Alagoinhas
Nenhum comentário