Breaking News

Rui Costa afirma que governo estuda reduzir imposto de importação de alimentos para diminuir preços

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, apontou que o governo estuda a possibilidade de reduzir o imposto de importação de alimentos que estiverem mais baratos no exterior que no Brasil. A ação visa facilitar a importação desses alimentos para contribuir para aumentar a oferta do produto, causando a queda do preço.

 

"Não tem explicação para [o preço interno] estar acima. Todo produto que o preço externo estiver menor que o interno, vamos atuar. O preço se forma no mercado. Se tornarmos mais barata a importação, vamos ter atores do mercado importando. E vão ajudar a abaixar o preço do produto interno", disse.

 

Na mesma oportunidade, o ministro declarou que não pretende adotar nenhuma medida fora do padrão para reduzir os preços dos alimentos. "Quero reafirmar taxativamente: nenhuma medida heterodoxa será adotada. Não haverá congelamento de preços, tabelamento, fiscalização. Ele até brincou: não terá fiscal do Lula nos supermercados, nas feiras. Não terá rede estatal de supermercados, de lojas. Isso sequer foi apresentado nesta ou em qualquer outra reunião", defendeu o ministro.

 

Na ocasião, o ministro Rui Costa ainda falou de mudar hábitos de consumo. Ele citou o exemplo da laranja, que teve queda na produção tanto nos Estados Unidos como internamente.

 

"A laranja, vários jornalistas econômicos fizeram matéria, já reportando a diminuição drástica de produção nos Estados Unidos, que é um dos maiores produtores do mundo, em função de doenças na plantação. Também tivemos redução aqui, em São Paulo também, por conta de doenças", mencionou.

 

Segundo o líder da pasta, o aumento no custo da comida dos brasileiros é resultado de "um cenário que não tem a ver com a economia brasileira, tem a ver com os preços internacionais dessas commodities".

 

A fala do ministro ocorre após reunião com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Lula convocou ministros da área para debater possíveis ações governamentais que possam contribuir com a queda no preço dos alimentos e bebidas no país.


Fonte Bahia Noticias 

Nenhum comentário