Breaking News

Prefeitura de Alagoinhas antecipa medidas de prevenção contra alagamentos e deslizamentos

Com o intuito de minimizar os impactos das chuvas previstas para os próximos dias, a Prefeitura de Alagoinhas reuniu, na tarde desta quarta-feira (8), representantes das secretarias municipais diretamente envolvidas na proteção da população. Organizado pela Secretaria Municipal de Eficiência e Ação Governamental (SEAG), o encontro teve como objetivo traçar estratégias de gestão de risco e ações de prevenção para enfrentar possíveis alagamentos e deslizamentos de terra.


Participaram da reunião: o secretário de Eficiência e Ação Governamental, Ricardo Sales; o secretário de Mobilidade e Ordem Pública, Hilton Ribeiro; a comandante geral da Guarda Civil Municipal, Silvânia Soares; o secretário de Manutenção, Cláudio Espinheira; a secretária de Obras e Projetos (atualmente diretora interina do SAAE), Maria das Graças; o coordenador da SMT, Pedro Sobral; a diretora administrativa e financeira da SEOP, Ariana de Conceição Flores; o diretor interino da Defesa Civil, David Ribeiro, e outros membros do órgão.


A equipe discutiu pontos críticos da cidade, como áreas de risco de alagamento, deslizamento de terra e outras emergências. “Reunimos representantes dessas secretarias para fazer um mapeamento dentro da gestão de riscos. A ideia é antecipar possíveis transtornos, identificando e prevenindo alagamentos e outras situações que possam ocorrer. Abordamos desde alagamentos até possíveis desabrigados, o fluxo do trânsito em caso de problemas e as situações críticas nos bairros da cidade”, explicou o secretário Ricardo Sales.


Com esta iniciativa, a Prefeitura busca desenvolver um plano de ações para os períodos antes, durante e após as chuvas, em casos de alagamentos e deslizamentos. A ideia é integrar as secretarias e articular a comunicação entre todos os setores para que o trabalho ocorra com com maior eficiência e agilidade.


*Primeiras Decisões*

Além das limpezas e manutenções já em andamento, realizadas pelas equipes da Secretaria de Manutenção (Seman), o grupo decidiu reunir a estrutura de equipamentos já disponíveis na Prefeitura. Em parceria com o SAAE e a Seman serão disponibilizados, para eventuais emergências, um caminhão hidrojato, dois carros-pipas, uma retroescavadeira, uma caçamba e uma carregadeira. A medida visa aumentar a capacidade de resposta diante de possíveis ocorrências causadas pelas chuvas.


Além disso, foi discutida a necessidade de antecipar a criação do Gabinete de Crise, estrutura composta por diversos órgãos públicos e autoridades, destinada a coordenar ações emergenciais em situações de desastres oriundos de chuvas intensas.


A Prefeitura de Alagoinhas reforça a importância da população se manter atenta aos comunicados oficiais, que, se necessários, serão divulgados nos canais da Prefeitura, incluindo o site institucional e as redes sociais. Em caso de emergências, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 199 ou (75) 99985-2372 (que funciona também como WhatsApp).


Fonte e foto  Secom prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário