Índice revela níveis de influência parlamentar na Câmara dos Deputados; Elmar Nascimento aparece em 3°
Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática (INCT ReDem), desenvolveram um índice que mede a influência parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. O Índice de Influência Parlamentar (IFI), desenvolvido em parceria com o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, conseguiu apontar os cinco deputados mais influentes de 2023. Entre eles, o deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil).
Conforme a informação divulgada pela pesquisadora Mayara Pereira no Congresso em Foco, o índice leva em consideração as posições já ocupadas na estrutura institucional da casa legislativa, especialmente em funções de liderança e relatoria. A classificação acontece de maneira escalonada, pela atribuição de notas de 0 a 10.
No ranking, parlamentares nordestinos despontam como grandes influências em Brasília. Aparece em primeiro lugar o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL); seguido pelo líder da maioria no Congresso Nacional, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), que ainda ocupa o cargo em 2024. O deputado baiano Elmar Nascimento (União-BA), aparece em terceiro lugar, ocupando o cargo de líder do partido e da bancada de 161 deputados formados pelo União, PP, PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD. Em quarto, Zeca Dirceu (PT-PR) e em quinto, Dr. Luiz Ovando (PP-MS).
Com relação aos partidos, a sigla com maior percentual de parlamentares influentes é o Partido Liberal (PL), com 19% dos deputados que pontuaram, enquanto o PT representa apenas 13%. O IFI funciona a partir de três dimensões analíticas: produtividade legislativa (número de propostas protocoladas por parlamentar em uma legislatura), nível de abrangência das proposições (se paroquial ou nacional) e a saliência temática (importância relativa de temas específicos na produção parlamentar).
Fonte Bahia Noticias
Nenhum comentário