Breaking News

Empreendedora de Alagoinhas é destaque em edição inaugural da revista CrediBahia

A experiência da empreendedora alagoinhense Marly Sales, de 52 anos, é uma das 27 histórias contadas na edição inaugural da revista CrediBahia, publicação lançada nesta segunda-feira, 13, que traz depoimentos de empreendedores e empreendedoras que, com acesso ao crédito, tiveram oportunidade de crescer, gerar trabalho, emprego e renda e superar a pobreza. O CrediBahia é o Programa de Microcrédito do Estado que apoia empreendedores, grupos de produção e cooperativas que não têm acesso às vias de crédito usuais, e concede empréstimos com juros baixos, sem burocracia e com prazo de pagamento facilitado. O município de Alagoinhas é um dos parceiros para o desenvolvimento do programa.


Com 29 anos de trabalho como permissionária da Central de Abastecimento, Marly é proprietária de uma barraca que vende confecções e viu seu negócio crescer depois de contar com os recursos do CrediBahia. No início de suas atividades, ela vendia apenas peças para o público infanto-juvenil. Há cerca de 15 anos, foi apresentada à possibilidade de obter o empréstimo de maneira simplificada. Foi com esse financiamento que Marly pôde investir na diversidade de mercadorias e conseguiu ampliar seu negócio, passando a comercializar vestuário para todas as idades. Ela já recebeu esse apoio financeiro 14 vezes, sempre renovando seu crédito ao final de cada ciclo.


“Eu consegui ampliar meu comércio, pois passei a ter o poder de compra de mercadorias, que antes não tinha. Assim, comecei a trabalhar com uma nova linha, que é a linha para adultos. É possível pagar o empréstimo com facilidade, porque as taxas de juros se adequam à nossa realidade. Com meu trabalho, eu custeei a educação do meu filho, que fez faculdade de Engenharia Elétrica e hoje trabalha na área. Se não tivesse expandido meu negócio, não conseguiria arcar com essa despesa a mais”, reconhece a comerciante.


No evento de lançamento da revista, que ocorreu no auditório da Desenbahia, em Salvador, Marly recebeu um exemplar especial da revista, representando todos os clientes do programa da região do Litoral Norte e Agreste Baiano. Ela estava acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Alagoinhas, Deraldo Carlos. O secretário afirmou que, em 2025, a meta é alcançar a marca de R$2 milhões em recursos concedidos pelo CrediBahia para empreendedores de Alagoinhas. “O potencial que o município tem é muito grande e vamos promover ações para que os munícipes tenham acesso ao máximo de recursos em microcrédito. Vamos trabalhar também com outras linhas de crédito, com Pronaf, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste, e vamos criar a Sala do Empreendedor. Nós queremos multiplicar e ter várias ‘Marlys’, que é um case de sucesso”, anuncia Deraldo.


Em 2025, o CrediBahia completa 23 anos de atividade, tendo auxiliado mais de 90 mil famílias em todo o Estado, com a concessão de R$730 milhões. “Esta é a consolidação de uma política pública que tem dado certo há mais de duas décadas; é reflexo de uma visão que entende que o pobre, que o pequeno, que aqueles que mais precisam, precisam estar incluídos no orçamento. [...] A aposta do microcrédito é exatamente uma visão de que é necessário fazer a descentralização regional do nosso desenvolvimento e apostar no pequeno, que pode se tornar grande, abrindo oportunidades para as famílias que estão envolvidas no empreendimento e para o conjunto da comunidade”, avalia Augusto Vasconcelos, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.

Fonte e foto Secom prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário