Educação: AMEEI recebe sala de recursos para ensino-aprendizagem especializado
Estudantes que têm deficiências da Rede Municipal têm recebido uma atenção especial para poderem estudar. E buscando melhorar, cada vez mais, esse atendimento da rede municipal, foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (14), a nova Salas de Recursos Multifuncionais do Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado – AMEEI. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), que funciona no contraturno das aulas, identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando as barreiras para a plena participação destes estudantes.
Para a diretora do AMEEI, Emília Libório, essa é uma entrega de grande importância. “Nós temos assistido alunos que precisavam da sala de recurso e que ainda não tinham conseguido vaga nas outras salas por conta da demanda extensa. Ao todo, no município, são 08 salas de recursos, com um projeto de aumentar o número, e esse aqui foi o primeiro passo para que as outras sejam abertas. O mecanismo tem como objetivo perceber o potencial do estudante e conseguir compartilhar com a escola, para que ele de fato, em parceria com a escola, ele consiga se desenvolver”, explicou.
“Essa é mais uma entrega que prova a prioridade da gestão com a educação, porque compreende que ela gera oportunidade. Precisamos olhar individualmente todos os estudantes, não só os da Educação Inclusiva. Mas, especificamente, para os alunos da inclusão, com esse atendimento nas próprias escolas, e agora com o suporte multidisciplinar do AMEEI, avançaremos na formação das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o secretário de Educação, Gustavo Carmo.
Gustavo destacou que essa é uma forma complementar de suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento da rede municipal, assim como assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. A sala disponibiliza elementos específicos para o desenvolvimento, com materiais pedagógicos e de acessibilidade diferenciados e adaptados, com a Playtable.
São diversos tipos de necessidades especiais como deficiência física, deficiência intelectual de diferentes níveis, alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA também de diferentes níveis, do mais severo ao mais leve, deficiência auditiva, entre outros laudos, e para cada aluno, há um olhar diferenciado sobre o trabalho pedagógico. A nova estrutura funciona de forma lúdica, visando desenvolver diferentes habilidades nas crianças e adolescentes, ao estimular a concentração, coordenação, entre outros. Os atendimentos nas novas salas são de 50 minutos, de forma individual e com hora marcada.
Fotos: Roberto Fonseca – SECOM
Por Betonews fonte: Secom
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