Dos 417 municípios baianos, apenas 54 são administrados por prefeitas, afirma UPB
Nesta quarta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a União dos Municípios da Bahia (UPB) chama a atenção para um dado alarmante. Dos 417 municípios baianos, apenas 54 são administrados por prefeitas, o que representa 12,95% de representatividade feminina no executivo municipal do estado. A entidade municipalista reforça a necessidade de aproveitar a data para refletir sobre o papel da mulher na sociedade e como inseri-las cada vez mais como protagonistas, assumindo novos papéis e funções de comando.
O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, ao comentar os dados, ressalta que a participação das mulheres na política é de fundamental importância para o avanço na construção de políticas públicas no Brasil, e, sobretudo, para a transformação social em todas as esferas. “Sem o olhar das mulheres nós não conseguimos fazer política de forma plural e para todos. A sub-representação feminina é prejudicial à sociedade e injusta com as mulheres, porque na ponta elas entendem das necessidades do povo tanto quanto nós”, aponta Zé Cocá ao defender que “homens e mulheres precisam caminhar lado a lado para equiparar as condições políticas de exercer funções de destaque”, ressaltou.
Segundo Zé Cocá, a UPB tem estimulado o debate sobre o tema e inseriu no seu calendário anual o “Encontro das Prefeitas e Vice-prefeitas”, com o objetivo de fortalecer e expandir a participação das gestoras nas ações municipalistas e apoiar suas administrações.
No último encontro, realizado em julho do ano passado, a doutora e mestre do Programa em Família na Sociedade Contemporânea e autora do livro “As mulheres na política local: entre as esferas pública e privada”, Cláudia Barbosa afirmou que o grande desafio do século XXI é “superar a desigualdade de gênero”. Segundo ela, é necessário o exercício do direito entre as mulheres para que possam ocupar espaços de poder.
Iniciativas que incluem as mulheres prefeitas nas ações da UPB culminam em fatos históricos, como o que será presenciado no próximo dia 13 de março. Pela primeira vez, a entidade dará posse a cinco prefeitas como representantes na nova diretoria executiva e conselho fiscal da entidade, a convite do prefeito de Belo Campo, o Quinho, que presidirá a instituição no biênio 2023-2024.
“Somos tão capazes quanto os homens. Temos que estar nesse contexto. Não somos melhor, nem pior, só queremos o nosso espaço para mostrar que somos capazes e temos o olhar do cuidar. Esse empoderamento precisa ser contínuo e as mulheres devem continuar buscando seus objetivos”, refletiu a prefeita Kitty Guimarães, de Itaperoá, que assumirá uma das diretorias da UPB, ao lado de outras gestoras, como Eliana Gonzaga do município de Cachoeira; Fernanda Sá Teles, de Wanderley; Monalisa Tavares, de Ibicaraí e Jailma Dantas, de Banzaê.
Por Betonews fonte: Bahia notícias
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático:
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima
Nenhum comentário