Encontro Pedagógico 2023 traz reflexões sobre etnias, resgate e respeito
Lendo e escrevendo memórias: um (re)encontro com as nossas raízes étnico-raciais” é o tema do Encontro Pedagógico 2023, voltado para diretores, professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas. A ação da prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), acontece nos dias 24 e 27 de fevereiro.
Com o objetivo de promover o acolhimento e a integração da comunidade escolar, a Jornada Pedagógica de 2023 apresenta um tema que compreende o trabalho com memórias, possibilita a reconstrução da identidade dos sujeitos, a importância de entender a diversidade étnico-racial cotidianamente nas relações interpessoais, no território da comunidade escolar, nas diferentes formas de linguagens e nas práticas docentes.
Sendo assim, o primeiro dia do encontro foi dedicado às “Experiências que inspiram” – projeto que trouxe resultados positivos, encontro e formação para educadores, além de palestra magna com a professora doutora Eliana Boa Morte. A ação segue até segunda-feira (27), onde acontecerão atividades de planejamento nas unidades escolares e formação para os educadores quilombolas.
Para o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, o início de mais um ano letivo aumenta o entusiasmo pelos resultados e a perspectiva de novas experiências. “Começamos a colher os frutos do trabalho realizado verificando as notas dos exames anuais de avaliação dos estudos e a satisfação das famílias. É claro que isso é obrigação do poder público, mas, para nós, antes de ser dever, é a oportunidade de efetuar uma tarefa prazerosa que está diretamente ligada à melhoria de vida das nossas crianças e adolescentes, portanto, ao processo de desenvolvimento das nossas comunidades”, falou o gestor.
O secretário de Educação, Gustavo Carmo, destacou as mudanças para o ano letivo. “A estratégia para 2023 é a melhoria da proficiência, que é a melhoria do aprendizado, em face do prejuízo causado aos estudantes durante a pandemia – diagnóstico refletido durante estudos realizados no ano de 2022 para se traçar estratégias seguras e corretas. Então, este ano vamos balizar o reforço escolar para melhorar a condição de proficiência na Rede. Esse ano a gente inicia o o avanço no funcionamento do leitor facial que será uma ferramenta para combater a evasão escolar. Além disso, as novidades que temos é, de forma inédita, o nosso fardamento escolar completo para todos os estudantes e também o kit escolar com mochila para os estudantes”, explicou.
O Encontro Pedagógico é o momento em que a Secretaria da Educação sensibiliza a rede municipal de ensino para o tema que será trabalhado durante todo o ano letivo. Estiveram presentes a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama; o presidente da Câmara de Vereadores José Cleto, os vereadores Juracy Nascimento, Thor de Ninha, Anderson Baqueiro, Anselmo Bal, Professor Arão e Gode Luxo; a deputada estadual e primeira-dama do município Ludmilla Fiscina; e a conselheira de Educação Cleusa Teles.
Confira as imagens:
Foto: Roberto Fonseca / SECOM
Nenhum comentário