Boletim COVID-19: Confira a atualização desta quarta-feira (19) para os casos de coronavírus em Alagoinhas
A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informações atualizadas sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. De acordo com boletim diário emitido nesta quarta-feira (19), sobe para 3.336 o número de pacientes recuperados, em Alagoinhas, após infecção por SARS-CoV-2; juntos, eles representam mais de 92% de todos diagnósticos positivos para COVID-19, no município.
Dados da Vigilância mostram ainda que 58 mulheres, entre 2 e 70 anos de idade, e 45 homens, na faixa dos 4 aos 67 anos, tiveram, hoje, diagnóstico confirmado para coronavírus. Uma das pacientes do sexo feminino deu entrada na UPA de Santa Terezinha e foi transferida para o Hospital da Sagrada Família, em Salvador. Os demais permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde.
Com a atualização, Alagoinhas registra 228 casos ativos da doença, ou seja, aproximadamente 6% dos pacientes diagnosticados com COVID-19 ainda podem transmitir o vírus e, por isso, devem permanecer em isolamento.
Os números divulgados pela SESAU mostram também que o município segue com 18 internados, entre os pacientes com diagnóstico confirmado para coronavírus: 7 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Hospital do Subúrbio, 1 no Hospital Salvador, 1 no Instituto Couto Maia, 2 no Hospital Regional Dantas Bião, 2 no Hospital da Sagrada Família, 1 no Hospital da Bahia, 1 no Hospital das Clínicas da capital baiana, 1 no Ernesto Simões e 1 no Hospital Clériston Andrade. Outras 47 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.
No que se refere aos casos descartados para COVID-19, o município chega a um total de 5.962 moradores que testaram negativo, e registra 2.217 munícipes que tiveram monitoramento concluído.
A SESAU informa que equipes de Vigilância cumprem, em integralidade, os protocolos estabelecidos, no que se refere ao monitoramento dos casos positivos, suspeitos e ao rastreamento dos contatos. A secretaria comunicou também que o número de moradores de Riacho da Guia aguardando processamento de amostra para diagnóstico é resultado da ação realizada no domingo e na segunda-feira, dias 16 e 17 de agosto, quando, além da testagem sorológica, profissionais realizaram também a coleta swab de RT-PCR. Ao contrário dos exames rápidos que identificam anticorpos, os testes de biologia molecular são encaminhados para Salvador, onde a análise é realizada, e demoram, em média, mais de 48 horas para o resultado. Ainda segundo a SESAU, medidas como a aplicação de inquéritos epidemiológicos vêm sendo adotadas com foco em interromper a cadeia de transmissão da doença infecciosa viral respiratória.
Confira os dados atualizados nesta quarta-feira (19):
Nenhum comentário