Prefeitura promove formação do projeto Floresta Escola para educadores da Escola Municipal Eraldo Tinoco
Docentes da Escola Municipal Eraldo Tinoco participaram, na última semana, de uma formação do projeto Floresta Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) com foco na promoção de atividades de educação ambiental e de conscientização nas escolas.
Em Alagoinhas, a ação é integrada: o Floresta Escola conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) para despertar o interesse dos alunos sobre o tema e para levar ações efetivas às unidades de ensino do município.
“O Floresta Escola é um dos projetos que compõe o programa ‘Alagoinhas 3+’, e o objetivo principal é criar, nas escolas, atividades que permitam e fomentem reflexões a respeito de atitudes conscientes, impacto ambiental, preservação e sustentabilidade. A escola é, de longe, o lugar mais adequado para essas práticas, não apenas por se tratar de um ambiente de aprendizado, mas porque nesses espaços conseguimos formar multiplicadores”, salientou o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso.
Na Escola Municipal Eraldo Tinoco, a repercussão das atividades desenvolvidas junto aos educadores, como parte inicial do projeto, foi positiva. “Trazer para a escola esse projeto é fomentar na criança o desejo de melhoria enquanto cidadão pela questão ambiental. E essa parceria entre as secretarias é importante, porque a educação não anda sozinha. A SEDEA, a SEDUC e todas as secretarias têm que dar as mãos e isso tem acontecido. Estamos de braços abertos recebendo o projeto Floresta Escola”, pontuou a diretora da unidade escolar, Railda Valverde.
Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Luma Menezes, que também participa da iniciativa, as discussões que o projeto propõe são fundamentais e urgentes, sobretudo no que tange à responsabilidade ambiental. “A educação ambiental é um tema que deve fazer parte da formação das nossas crianças e a parceria entre secretarias, através do governo, possibilita que isso aconteça. A escola tem a oportunidade de fazer diferente, de incentivar uma transformação a partir das crianças. Essas crianças serão os jovens, os adultos do futuro e, com a conscientização, teremos uma perspectiva mais consciente. A minha visão sobre o projeto, minha expectativa, é de que seja transformador”, ressaltou.
Além do debate teórico, a formação ministrada aos docentes contou também com a realização de uma dinâmica sobre a importância do diálogo na educação. Chamando os participantes com a frase “Quem não se comunica se complica”, a atividade levou, para a formação, o papel fundamental da troca, da interação, da empatia e do compartilhamento no compromisso pela educação ambiental.
“O objetivo da dinâmica foi trabalhar, de forma interativa, a importância do falar associado ao escutar. Dialogamos também com a comunidade docente sobre as bases do projeto Floresta Escola, tratamos sobre a importância da educação no contexto do ambiente escolar e debatemos temas críticos ao cenário atual no que se refere às mudanças climáticas e à urgência de se discutir impactos ambientais e unidades de conservação”, afirmou a ecóloga da SEDEA, Arivânia Santos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) informou que, tanto para os profissionais das secretarias envolvidas no Floresta Escola quanto para os profissionais da Educação, que abraçaram a proposta, essa tríade entre receptividade, entusiasmo e vontade de fazer com que o projeto seja de fato uma ferramenta renovadora na educação é um dos pontos-chave para o sucesso da iniciativa.
Nesta quarta-feira (4), a formação deve ser estendida a pais e alunos, que participarão de atividades propostas no período matutino.
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